PAC: estudo da Comissão Europeia projeta cenários sobre o futuro da PAC

Documento é do Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia.

Crédito da Foto: Pixabay (uso gratuito)

O estudo ‘Scenar 2040’ fornece uma análise abrangente dos impactos potenciais de dois cenários hipotéticos relacionados com a Política Agrícola Comum (PAC) no setor agrícola da UE e no seu ambiente mais alargado.

A base de referência (cenário de referência) é feita através das Perspetivas Agrícolas da UE para 2023, e os atuais planos estratégicos nacionais da PAC servem como ponto de partida para as mudanças nos cenários políticos.

No primeiro cenário, o apoio é direcionado para medidas da PAC que aumentam a produtividade e a competitividade, enquanto o segundo cenário muda o apoio para intervenções mais focadas no ambiente e no clima.

O estudo visa contribuir para as discussões políticas sobre o futuro da PAC, fornecendo insights quantitativos sobre as implicações gerais de trajetórias alternativas da PAC.

Os resultados sublinham o papel essencial da PAC para o setor agrícola da UE e as suas interligações socioeconómicas e ambientais mais amplas entre os territórios. Os resultados indicam que a eliminação do quadro da PAC teria impactos económicos, ambientais e sociais consideravelmente heterogéneos em toda a UE.

Os dois cenários alternativos da PAC revelam resultados contrastantes, em consonância com as respetivas narrativas. Os resultados destacam o papel fundamental da PAC, a complexidade envolvida no equilíbrio entre objetivos concorrentes e confirmam os fundamentos do mercado como principais motores da produção, embora as políticas possam modular significativamente os resultados.

Aceda aqui ao estudo.