Projetar o futuro, valorizar os territórios rurais, premiar jovens, personalidades, instituições e empresas.

Comunicado de Imprensa | Lisboa, 04 de novembro de 2025 – A primeira edição da Gala AJAP-Portugal Winners acontece já amanhã (a partir das 17h00), e vai passar a ser o grande evento anual da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal. Atendendo à visão que projeta para o futuro num painel específico por edição, é através de 12 jovens premiados que pretendemos centrar dois dos principais objetivos da Gala e do Rural Innovation Challenges: i) a promoção e divulgação do potencial dos territórios rurais; ii) os desafios que lança aos jovens (rurais e urbanos), nas suas múltiplas sessões, que decorrem no 1.º semestre de cada ano.
Nestas ações são também divulgados os procedimentos de candidatura às quatro categorias (Jovem Agricultor, Jovem Empresário Rural, Jovem Talento AgroRural e Academia Rural), que pretendem valorizar três casos de sucesso por categoria, atividades inseridas no Rural Innovation Challenges, iniciativa que será apresentada durante esta primeira edição da Gala AJAP-Portugal Winners. A juntar aos 12 jovens vencedores premiados, em cada Gala, vamos reconhecer o mérito e a excelência de personalidades, instituições e empresas.
A Gala AJAP Portugal-Winners e o Rural Innovation Challenges são duas iniciativas da AJAP, em parceria com a CRSUR – Caja Rural del Sur e a Agrimútuo – Federação Nacional da Caixas de Crédito Agrícola Mútuo.
A abertura desta I Gala está a cargo do Presidente da AJAP, Henrique Silvestre Ferreira, e do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes. O programa inicia com um painel de reflexão, intitulado ‘Regresso ao Futuro 2035’, e conta com ilustres oradores da área da política nacional. Paulo Portas, Rui Rio e Duarte Cordeiro vão falar do futuro e dos enormes desafios mundiais e nacionais. A evolução das tendências internacionais geopolíticas e geoeconómicas, o impacto que têm na Europa e em Portugal, as alterações climáticas, o aquecimento global e a sustentabilidade serão os temas que seguramente vão ser abordados.
O segundo painel é dedicado ao Rural Innovation Challenges e irá contar com as intervenções de José García-Palacios, Presidente da Caja Rural del Sur, Manuela Jorge, Presidente da Agrimútuo, e Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP. Os três oradores irão abordar os diferentes desafios que tornaram o Rural Innovation Challenges uma realidade e a Gala AJAP-Portugal Winners, o evento de excelência anual da AJAP. O encerramento está a cargo de Luís Marques Mendes, candidato à Presidência da República e Conselheiro de Estado, que fará uma comunicação intitulada ‘Perspetivar 2035’.
Rural Innovation Challenges: premiar os Jovens enquanto impulsionadores dos territórios rurais
O Rural Innovation Challenges desenvolve as suas ações no 1.º semestre de cada ano, com inúmeras sessões de divulgação por todo o país, com o objetivo de não só apresentar o potencial dos territórios rurais e os apoios nacionais, regionais e locais existentes, direcionados aos jovens, como também após um processo de candidatura, indicar os 12 jovens que a nível nacional se destacaram (três por cada uma das quatro categorias) do Rural Innovation Challenges, pelo investimento, valorização e projeção dos territórios rurais. Seis deles serão reconhecidos porque já investiram no território (Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais), os outros seis incidem em projetos de alunos de escolas profissionais e da academia, que através de trabalhos individuais ou coletivos, apresentam ideias e projetos inovadores, onde traçam as linhas mestras para o seu futuro enquanto agentes ativos da mudança destes territórios.
O Rural Innovation Challenges vai percorrer e realizar sessões em vários concelhos rurais e urbanos do país, também em várias Escolas de Ensino Secundário, em muitas das Escolas Profissionais (de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Turismo, Hotelaria, e outras com áreas associadas ao território), e nas Escolas Superiores e Universidades (nas áreas Agrária, Turismo, Desenvolvimento do Território e outras associadas). Será fundamentalmente no universo dos alunos dos cursos de desenvolvimento rural e desenvolvimento do território que incidirá o foco do Rural Innovation Challenges. Uma parte significativa de todas estas ações (entre 35 a 40%) vai decorrer em regiões periurbanas e urbanas, com o objetivo de disseminar informação sobre estes territórios rurais, o seu potencial de investimento e os apoios associados a estas regiões (nacionais, regionais e locais), à disposição de quem queira fixar-se e constituir o seu negócio ou empresa, informação muitas vezes desconhecida dos cidadãos mais urbanos, nomeadamente os mais jovens.
As sessões vão contar com a presença da AJAP, dos parceiros Caja Rural del Sur e Agrimútuo e de autarcas, imprescindíveis na divulgação do potencial e dos apoios que os seus concelhos e freguesias podem facultar, nomeadamente nas áreas da habitação, incubadoras de empresas e infraestruturas (como núcleos empresariais ou lotes em zonas industriais), para além do apoio à saúde e educação, geralmente a preços competitivos. Iremos ainda abordar os apoios aos Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais. Este périplo pelo País, através das sessões de divulgação e esclarecimento, irá também dar a conhecer os critérios de candidatura e escrutínio às quatro categorias do Rural Innovation Challenges (Jovem Agricultor, Jovem Empresário Rural, Jovem Talento Agro Rural e Academia Rural), que irá apurar os 12 vencedores anuais, três por cada categoria.
O Rural Innovation Challenges pretende destacar, em cada ano, a inovação, o empreendedorismo, a resiliência e o arrojo de muitos Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais, que acreditaram e acreditam no potencial dos territórios rurais. Pretendemos que o exemplo de alguns destes jovens possa mobilizar e impulsionar o iniciar da concretização do sonho de outros (jovens rurais e urbanos, jovens estudantes das escolas profissionais e alunos do Ensino Superior) em várias áreas. Desde logo em todos os subsetores associados ao setor agrícola (agricultura, pecuária, florestas e agroindústria), também num vasto conjunto de atividades (CAE – não agrícola), que podem fazer renascer e desenvolver setores mais tradicionais como a indústria, comércio e serviços, e ainda todos aqueles que associados às novas tecnologias, ao digital e à inteligência artificial podem e devem ser desenvolvidos nestes territórios.
Este vai ser o desafio em cada evento Gala AJAP-Portugal Winners: olhar e perspetivar o futuro, premiar o esforço de Jovens Agricultores, Jovens Empresários Rurais e Jovens no Ensino Profissional e Superior, bem como reconhecer o mérito e a excelência de personalidades, instituições e empresas.
