‘Inovação para melhorar a rentabilidade dos olivais’ é o tema central da conferência que decorre hoje, 10 de outubro, na Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Cano (Sousel), no âmbito do projeto ‘DEMO4inovOLIVE’, liderado pelo Instituto Politécnico de Portalegre.

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal participou na sessão através de Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, com o tema ‘Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais (JER): motores da inovação do olival em Portugal’.
Na sua comunicação, Firmino Cordeiro destacou o papel estratégico que os Jovens Agricultores desempenham na modernização do olival promovendo a adoção de tecnologias inovadoras que aumentam a eficiência produtiva e a sustentabilidade.
Pela experiência da AJAP com olivicultores, e em concreto no Alentejo, a incorporação de ferramentas da agricultura de precisão, como sensores, drones e sistemas de monitorização em tempo real, tem sido muito impulsionada por Jovens Agricultores com formação técnica e visão empreendedora.
O Diretor-Geral da AJAP salientou também, que no contexto do olival alentejano, os Jovens Agricultores constituem um vetor fundamental de renovação geracional, trazendo conhecimento técnico atualizado, competências digitais e novas abordagens de gestão agrícola.

A transição para modelos de produção mais sustentáveis e resilientes às alterações climáticas, também é liderada pelos jovens profissionais do setor, que introduzem práticas como a gestão eficiente da água, a regeneração do solo e a agricultura de conservação. Além disso, estes novos agentes do setor agrícola demonstram uma elevada capacidade de integração entre inovação tecnológica, valorização do território e competitividade dos produtos, nomeadamente do azeite de origem DOP Alentejo.
E concluiu, lembrando que a presença de Jovens Agricultores no Alentejo está a contribuir para a reestruturação e modernização do setor olivícola, promovendo cadeias de valor mais eficientes, sustentáveis e digitalizadas.
