Esta edição do Boletim Mensal da Agricultura e Pescas, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística, foi elaborada com informação disponibilizada até 15 de maio de 2024.
As previsões agrícolas, em 30 de abril, apontam para aumentos generalizados de produtividade dos cereais de outono/inverno, em resultado das condições meteorológicas favoráveis registadas ao longo de todo o ciclo vegetativo.
A instalação das culturas de primavera/verão tem decorrido com normalidade, com a campanha de regadio assegurada na maioria das albufeiras hidroagrícolas, que apresentam níveis de armazenamento acima da média, mantendo-se, no entanto, restrições de utilização de água de rega no Algarve.
As sementeiras do arroz, apesar de ligeiramente atrasadas, deverão ficar concluídas durante o mês de maio, mantendo a área da campanha passada. No tomate para a indústria, contrataram-se 18,6 mil hectares entre a indústria e os produtores, o que corresponde a um aumento de 9%, face à área declarada no Pedido Único de 2023.
Pelo segundo ano consecutivo os pomares de cerejeiras deverão registar quebras de produtividade de 30%, em resultado das condições meteorológicas adversas que prejudicaram a floração e o vingamento dos frutos.
Aceda aqui ao Boletim completo.