O Fórum – Qualidade, Inovação e Segurança Agroalimentar, incluído na campanha ‘Portugal Gourmet’, promovido pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), realizou-se a 24 de fevereiro, no Hotel Polana, em Maputo, Moçambique. Em reflexão, as oportunidades e desafios da globalização e a importância da inovação e segurança alimentar.
O evento contou com vários oradores que abordaram o tema da promoção dos produtos portugueses além-fronteiras e a importância do agroalimentar para o desenvolvimento económico de Portugal.
Na sessão de abertura marcaram presença o Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, Pedro Reis, Administrador do BCI, e Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP.
A debater o tema da Qualidade, Inovação e Segurança Agroalimentar, estiveram os opinion makers de renome Lídia Santiago, Especialista Alimentar, Joel Cossa, Consultor de Agronegócio, João Ribeiro Lima, Professor Universitário e Consultor Estratégico e Felipe Pathé Duarte, Professor e Investigador da NOVA School of Law.
A sessão de encerramento do Fórum contou com Henrique Silvestre, Vice-Presidente da AJAP, Alberto Carreira, Delegado AJAP Moçambique, e Hernani Mussanhane, Presidente da Federação Nacional das Associações Agrárias de Moçambique (FENAGRI).
Firmino Cordeiro considerou que “à semelhança de outros encontros que a AJAP já realizou, esta iniciativa teve como objetivo promover a qualidade e inovação dos produtos portugueses agrícolas, entre eles, os derivados do leite, queijo, iogurtes, mas também a qualidade dos nossos azeites, enchidos, mel e frutos de casca rija”.
O Diretor-Geral da AJAP lembrou também que “um Fórum desta natureza traz outras mensagens e informações que são também importantes. Por um lado, temos oportunidade de partilhar a nossa experiência e explicar o que nos leva constantemente a melhorar a qualidade e a querer exportar cada vez mais a nossa produção de qualidade. Esse é um desafio que Moçambique tem também de fazer, ou seja, melhorar a sua produção, a sua qualidade alimentar e potenciar os excelentes produtos que tem, e dos quais são bons exemplos, a castanha de caju ou a manga de Moçambique”.
A Campanha ‘Portugal Gourmet’
A Campanha ‘Portugal Gourmet’, centrada nos mercados de Moçambique, Brasil e S. Tomé e Príncipe contempla ações de natureza distinta (workshops temáticos, prova/degustação, refeições moçambicanas, brasileiras e santomenses confecionadas com ingredientes portugueses) visando dar a conhecer a qualidade dos produtos tradicionais de Portugal, particularmente o azeite, os queijos, transformados de carne, frutos de casca rija e o mel.
Este Projeto de Internacionalização da AJAP, com o apoio do Portugal 2020, visa promover os produtos tradicionais de qualidade dos setores dos Laticínios, Transformados de Carne, Azeite, Frutos de Casca Rija e do Mel, produzidos por Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais das regiões Norte e Alentejo de Portugal.
Recorde-se que a estratégia de internacionalização definida pela AJAP consiste num conjunto de iniciativas de natureza vária, sendo de destacar as Campanhas de Promoção Portugal Gourmet a realizar em Moçambique, Brasil e S. Tomé e Príncipe ações promocionais em certames de referência no Brasil.
A Campanha ‘Portugal Gourmet’ terá o seu próximo Fórum no dia 30 de março, no Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro, Brasil.