O Rural Innovation Challenges vai iniciar a “volta a Portugal” na defesa dos Territórios Rurais junto das Escolas Profissionais. Começa dia 29 de janeiro em Mirandela e Peso da Régua, e prossegue a 30 de janeiro em Marco de Canaveses.

Comunicado, Lisboa, 28 de Janeiro de 2026 – A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal inicia esta semana, em Mirandela, Peso da Régua e Marco de Canaveses, a “volta a Portugal” para divulgar e dar a conhecer a futuros Jovens Agricultores (JA) e Jovens Empresários Rurais (JER), o que o País agrícola e rural tem para lhes oferecer.
O Rural Innovation Challenges é uma iniciativa conjunta da AJAP e seus parceiros, Caja Rural del Sur (CRSUR) e Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (Agrimútuo), que decorre no primeiro semestre de cada ano e termina no evento Gala AJAP-Portugal Winners na reta final do ano em curso.
Através do Rural Innovation Challenges e da Gala AJAP-Portugal Winners, a AJAP e os seus parceiros pretendem trazer as diferentes potencialidades e as várias oportunidades e desafios dos territórios rurais para ordem do dia. É necessário pensar estes territórios como espaços vivos, abertos a ideias inovadoras, empreendedoras, tecnológicas e digitais, onde se possa criar valor. Onde a tradição e o futuro se encontram e os jovens possuam mais protagonismo e possibilidades claras de investir, porque é preciso rejuvenescer o que está a desaparecer.
Esta “volta a Portugal” na defesa dos Territórios Rurais da AJAP e parceiros (que se repete todos os anos no primeiro semestre, através de sessões de divulgação e esclarecimento), irá também dar a conhecer os critérios de candidatura e escrutínio às quatro categorias do Rural Innovation Challenges (Jovem Agricultor, Jovem Empresário Rural, Jovem Talento Agro Rural e Jovem Académico), que irá apurar os 12 vencedores anuais, três por cada categoria.
Os desafios para os Jovens, no âmbito do Rural Innovation Challenges, assumem várias ordens de abrangência. Por um lado, aos jovens que possam estar em condições de fazer opções para o seu futuro profissional, podem optar pela instalação como Jovens Agricultores ou como Jovens Empresários Rurais (JER), para os Jovens finalistas (12º ano) das Escolas Profissionais, e para os Jovens Finalistas (Grau Licenciatura) das Escolas Superiores e Universidades.
As sessões decorrem em todos os distritos e alguns concelhos, junto das Escolas Profissionais (de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Turismo, Hotelaria, Desportos de Natureza, entre outros) e ainda nas Universidades e Escolas Superiores (de Agricultura, Turismo, Desenvolvimento Rural, Território, entre outros). Os 12 vencedores serão conhecidos na gala anual AJAP-Portugal Winners.
A primeira ação ocorre a 29 de janeiro de 2026, na Escola Profissional Agrícola de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela, das 10h00 às 12h00, e contará com as presenças do Diretor da Escola Profissional Agrícola de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela, Marcelino Martins, do Chefe da Equipa Multidisciplinar de Empreendedorismo e Inovação Agrícola da Câmara Municipal de Mirandela, Agostinho Beça, do Presidente da Junta de Freguesia de Mirandela, Luís Soares, e de Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, que irá explicar à comunidade estudantil o Rural Innovation Challenges, os seus objetivos, categorias e como podem os alunos candidatar-se, para além de abordar as figuras do Jovem Agricultor (JA), do Jovem Empresário Rural (JER) e do setor agrícola em Portugal. O representante do Município e o presidente da Junta de Freguesia irão abordar as potencialidades do concelho nas suas mais distintas opções, associadas aos Jovens.
No mesmo dia, a 29 de janeiro, durante a tarde (14h00-16h00), a AJAP estará na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, em Peso da Régua, e a 30 de janeiro, o périplo prossegue na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (9h00-10h40). Nesta sessão, marcam presença a Vereadora da Câmara Municipal, Raquel Pereira (que tem entre outros pelouros o da Juventude), e a Presidente da Junta de Freguesia de Avessadas e Rosém, Tânia Sousa.
Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, afirma que o Rural Innovation Challenges pretende “tornar os territórios rurais mais atrativos aos Jovens Agricultores, aos Jovens Empresários Rurais e aos Empreendedores” e “colocá-los no centro de uma estratégia de regeneração rural, e dar-lhes condições para se fixarem, prosperarem e liderarem a próxima geração de inovação agrícola e empreendedora rural”. Além disso, acrescenta que “é também um apelo aos diferentes poderes, local, regional e ao nacional, mas também à sociedade civil e à comunidade educativa e aos Jovens para que olhem os territórios rurais como uma parte ativa do seu futuro, que está à espera de novas ideias, novos projetos e novos desafios”.
As próximas sessões do Rural Innovation Challenges prosseguem a 2 de fevereiro, na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS), e durante a tarde no concelho de Cuba, no Auditório da Biblioteca Municipal. A 4 de fevereiro irá decorrer na Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, na Covilhã, bem como no concelho de Belmonte (Caria). A 6 de fevereiro, na Escola Profissional de Moimenta da Beira e também em Peso da Régua (na União de Freguesias de Peso da Régua e Godim).