Publicação do Instituto Nacional de Estatística (INE) referente a janeiro já está disponível.

As previsões agrícolas, em 31 de dezembro de 2025, apontam para condições meteorológicas desfavoráveis à normal instalação das culturas de inverno.
A precipitação persistente ao longo de dezembro, associada a solos saturados, atrasou o desenvolvimento das pastagens e culturas forrageiras, mantendo-se a necessidade de suplementação alimentar dos efetivos pecuários.
Por outro lado, condicionou as sementeiras dos cereais de outono/inverno, cuja área deverá registar decréscimos face à campanha passada. A colheita da azeitona para azeite encontra-se praticamente concluída, confirmando um balanço global marcado por um decréscimo de produção de 20%.
Em dezembro de 2025, as variações mais significativas no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas nos bovinos (+43,1%), ovos (+21,0%), suínos (-26,9%) e batata (-20,9%). Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos ovinos e caprinos (+11,9%) e suínos (-12,1%). Em setembro de 2025, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) diminuiu 1,0%, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) aumentou 1,8%. Em relação ao mês anterior, o INPUT I registou um decréscimo de 0,1% enquanto o índice do INPUT II apresentou um acréscimo de 0,3%.
Aceda ao Boletim aqui.