Eurostat divulga dados sobre a cadeia alimentar na UE

Os números da cadeia alimentar europeia – edição de 2025, publicados em dezembro, pelo Eurostat – traçam o percurso dos alimentos desde o campo à mesa.

Crédito da Foto: Freepik (uso gratuito)

A publicação abrange toda a cadeia alimentar, incluindo a produção, a transformação, a distribuição, o comércio internacional, o consumo e as preocupações ambientais.

Numa nota, o Eurostat refere que em 2023, havia 8,4 milhões de pessoas empregadas no setor agrícola da UE (incluindo a caça e atividades de serviços conexas).

Com o declínio do número de explorações agrícolas, o emprego agrícola diminuiu, com a sua percentagem na força de trabalho da UE a cair de 5,2 % em 2013 para 3,9 % em 2023. Esta evolução foi frequentemente impulsionada por tecnologias que permitem poupar mão de obra, tais como a mecanização, a automatização e outras inovações.

Entre 2013 e 2023, a percentagem da agricultura no emprego total diminuiu em todos os países da UE, com as maiores quedas na Roménia (menos 8,9 pontos percentuais), Croácia e Portugal (menos 4,7 pontos percentuais cada).

Saiba mais aqui.