Data assinala-se hoje em todo o Mundo.
Neste Dia Mundial da Alimentação, que se celebra anualmente a 16 de outubro, as Nações Unidas destacam que a meta global de erradicar a fome ainda é alcançável. Atualmente, a ONU estima que cerca de 780 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.
No âmbito da efeméride, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, faz um apelo aos governos, ao setor privado, à sociedade civil e ao mundo académico para que atuem em conjunto priorizando a alimentação dos que mais sofrem com a falta de comida.
Em 2023, o lema do Dia Mundial da Alimentação é ‘Água é vida, água é alimento. Não deixe ninguém para trás’. Um dos objetivos é mobilizar a ação global pela transformação dos sistemas agroalimentares.
Para celebrar a data, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) junta líderes mundiais, especialistas, instituições financeiras internacionais, figuras públicas, setor privado, jovens e ativistas indígenas.
Os eventos programados para mais de 150 países enfatizam o combate coletivo à fome e o aumento da consciência sobre o impacto da gestão responsável da água nos sistemas agroalimentares.
Mais de 500 atividades estão agendadas para 150 países.