Page 7 - encarteAjap#122
P. 7
Estes dados permitem-nos afirmar que a agricultura fa- miliar praticada, tanto em Portugal como na União Euro- peia, tem particular relevância, sendo que prevalecem as explorações de muito pequena e pequena dimensão. Contudo, temos uma agricultura familiar composta por uma população agrícola envelhecida e é nos países da Europa do Sul que encontramos a maior taxa de enve- lhecimento.
A AGRICULTURA FAMILIAR
DESEMPENHA
UM IMPORTANTE PAPEL:
SOCIOECONÓMICO
Dados comprovam que os países que mais prosperaram tem a sua agricultura fixada em base familiar e que, quando existia desi- gualdade económica e social, essa resultava da má gestão do setor. É necessário subli- nhar que o importante papel da agricultura familiar para regular as carências alimen- tares e nutricionais de algumas nações é re- sultante da eficiência dos seus agricultores familiares.
AMBIENTAL
A produção da agricultura familiar promo- ve, ao nível regional e nacional, efeitos po- sitivos na gestão dos recursos naturais e na proteção do meio ambiente. A cooperação que existe melhora e aumenta os meios de subsistência e influencia o desenvolvimen- to sustentável, particularmente nas áreas rurais.
CULTURAL
A agricultura familiar diferencia-se pelas estratégias ao longo dos anos e transmite tradições e modos de produção intempo- rais. É importante a adaptação às condições modernas de produzir e serem inseridos no mercado.
DESENVOLVIMENTO RURAL
Contribuir para uma melhoria da quali- dade de vida e diversificação da economia nas zonas rurais, permitindo a criação de oportunidades de emprego e do desenvol- vimento económico com o apoio à diversifi- cação para atividades económicas comple- mentares à agricultura como, por exemplo, turismo rural, agroturismo, artesanato e animação local.
7