Assistência Técnica (AB e PRODI)

A Protecção Integrada das culturas utiliza meios de luta alternativos, tendo como principal preocupação a produção de alimentos isentos de resíduos prejudiciais à saúde.

Esta prática de produção agrícola, permite ao agricultor a utilização de uma estratégia de luta racional no controlo de pragas e doenças, preservando os organismos auxiliares, tendo sempre presente a noção do nível económico de ataque, evitando ou limitando a utilização de fitofármacos e herbicidas, muitas vezes nocivos para o homem e para o ambiente.

Com a adesão às Medidas Agro-ambientais, o agricultor não só produz alimentos mais saudáveis, mas também beneficia de um serviço de assistência técnica prestado pelas Organizações de Agricultores reconhecidas, recebendo um apoio financeiro como incentivo ao seu modo de produção.

Desde cedo, a AJAP direccionou a sua estratégia para esta temática, pelo que desde Fevereiro de 1999 foi reconhecida pelo MADRP para a prática da Protecção Integrada das culturas, nomeadamente da vinha, olival e citrinos. Actualmente, a AJAP encontra-se também reconhecida para a prática da Produção Integrada da vinha e da Protecção Integrada de hortícolas, milho e arroz.

A assistência técnica prestada pelos nossos técnicos, consiste no acompanhamento da evolução dos estados fenológicos da cultura e dos ciclos biológicos  das pragas e doenças usando a prática da protecção integrada para as controlar.

Porém a evolução natural exige cada vez mais dos agricultores no seu modo de produção, levando-os à segunda etapa que é a Produção Integrada das culturas. Esta prática mais exigente, faz a aliança da protecção integrada com todas as práticas culturais e a fertilidade do solo.

Departamento Protecção e Produção Integrada
Rua do Convento, 21 - Convento do Vairão
4485-662 Vairão
Tel. - 252661740 / 252662844
Fax - 252661762

Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural